Tarso Genro presta depoimento como testemunha de Lula

Tarso Genro
Wilson Dias/ABr

Angelo Sfair, BandNews FM Curitiba

O ex-ministro Tarso Genro presta depoimento nesta quinta-feira (16) como testemunha de defesa do ex-presidente Lula. Ele será ouvido pelo juiz Sérgio Moro por videoconferência, transmitida de Porto Alegre a Curitiba.

A audiência está marcada para às 15h30, no horário de Brasília. Além de Tarso Genro, também será ouvido hoje (16) Fábio Oliveira do Vale, indicado como testemunha do arquiteto da OAS Paulo Gordilho.

Também seriam ouvidas hoje outras duas testemunhas do ex-presidente Lula. As audiências com José Paulo Assis e Mário Márcio Castrillon de Aquino estavam marcadas para a Justiça Federal em Curitiba, mas os advogados de Lula dispensaram as testemunhas.

Até o final da instrução penal, cerca de 80 pessoas prestam depoimentos convocadas pelas defesas dos sete réus do processo. Além de Lula e Paulo Gordilho, também respondem criminalmente a este processo os ex-presidentes da OAS Léo Pinheiro e Fábio Yonamine, o presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto, entre outras pessoas.

Também era ré da ação a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu no início do mês. Os advogados dela já pediram a absolvição sumária, que deve ser confirmada pelo juiz Sérgio Moro.

O processo é o que investiga o triplex do Guarujá, litoral paulista, e o aluguel de depósitos para guardar bens presidenciais de Lula. Segundo o Ministério Público Federal, o esquema movimentou mais de 86 milhões de reais, por meio de três contratos fraudulentos da OAS com a Petrobras.