“Disque Economia” indica preços mais baixos em supermercados de Curitiba

Foto: Rodolfo Buhrer/ParanáPortal
Foto: Rodolfo Buhrer/ParanáPortal

A Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura faz o acompanhamento diário de 302 itens pesquisados em 12 supermercados de grandes redes, em diferentes regiões da capital e oferece o serviço on-line “Disque Economia”.

Segundo o coordenador do serviço, Henry Paulo Lira, a lista de produtos pesquisados é formada por gêneros alimentícios de primeira necessidade (arroz, feijão), carnes, frios, hortifrutigranjeiros, massas, laticínios, cereais e bebidas, além de itens de higiene e limpeza. “Uma das principais funções do serviço, que é gratuito, é orientar as famílias na educação financeira, oferecendo informações que ajudem a ter uma maior economia na hora da adquirir alimentos”, ressalta Lira.

As consultas devem ser feitas diretamente neste site. Na página, o consumidor monta a própria lista e descobre a cotação de preço de cada produto. “O serviço serve, na realidade, como um referencial de preço. Com as pesquisas, o cidadão pode saber qual é o valor real de mercado, a partir dos preços comparados”, observa Lira. As atualizações estão disponíveis, diariamente, a partir das 15 horas, pois as pesquisas são feitas pela manhã.

O coordenador do Disque Economia salienta ainda que o serviço tem uma preocupação em fazer uma pesquisa que abranja várias regiões de Curitiba. “Assim, há estabelecimentos pesquisados no Alto da XV, Boa Vista, Cajuru, Vila Izabel, Bigorrilho e Uberaba”, observa Lira.

Dicas de economia:

Sugestões da Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura para um consumo consciente e economia:

– Faça sua lista de compras, antes de sair para comprar e não compre o que não estiver na lista. Isso evita o consumo por impulso.

– Evite levar crianças nos supermercados. Elas podem distrair os pais, que acabam comprando uma grande quantidade de produtos desnecessários.

– Procure consumir alimentos de safra, que são mais frescos, nutritivos e mais baratos.

– Compre frutas e verduras semanalmente, para ter alimentos frescos e evitar desperdício.

– Com o preço do leite nas alturas, a palavra “promoção” deve ser levada a risca. Quem compra um pacote com 12 caixinhas no dia de oferta pode fazer uma economia de até R$ 3 por cada embalagem com os 12 produtos.