Guarda Municipal começa a receber chamados via WhatsApp

Foto: Reprodução / Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande
Foto: Reprodução / Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande
Redação com BandNews FM Curitiba

A Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, agora recebe chamados via WhatsApp. Todas as mensagens são gravadas e registradas pela central da Guarda e os dados dos denunciantes são mantidos em sigilo. Pelo aplicativo, é possível fazer denúncias, abrir chamados de ocorrências e também dar sugestões.

No momento em que o cidadão envia a mensagem, ele recebe um protocolo de registro da ocorrência. Segundo o secretário de Defesa Social da cidade, Toni Silva, a iniciativa vai facilitar a comunicação com a sociedade e somar aos canais que a Guarda Municipal já oferece para receber chamados. “No canal do WhatsApp vai ser muito mais rápido. As vezes o 153 está congestionado ou cai em Curitiba… Pelo WhatsApp é instantâneo”, conta Silva.

As equipes da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande atendem em média entre 25 e 30 ocorrências por dia. Com o uso do aplicativo, a resposta aos chamados também vai se tornar mais ágil. “Tem uma tela do nosso monitoramento que vai ficar 24 horas sob monitoramento de um dos nossos guardas. Imediatamente ele lendo as mensagens, ele já passa, via rádio, para as nossas viaturas”, garante o secretário.

O sistema da central da Guarda é integrado com outros setores, como a Defesa Civil, o Departamento de Trânsito e do Meio Ambiente. Para acionar a Guarda, em Fazenda Rio Grande, por meio do WhatsApp, é preciso adicionar o número (41) 98405-9016.