PM monta esquema de segurança para o Carnaval no litoral

Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

A Polícia Militar do Paraná informou que vai intensificar o policiamento no litoral, durante os dias de festa de carnaval, com policiais vindos de outras unidades.

Serão mais 240 policiais no reforço das atividades, além dos já atuantes na temporada de verçai e do 9º Batalhão da PM. Segundo a assessoria de imprensa, a corporação vai fazer ações por terra, mar e ar, nas áreas urbanas (residenciais e comerciais) e rodoviárias com blitzes, patrulhamento aéreo e aquático e ações ostensivas a pé e motorizados.

Os trabalhos serão coordenados pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM). “Aplicaremos todo o efetivo do Verão Paraná 2017/2018, além de integrantes de outras unidades de todo o estado que virão para apoiar as ações preventivas e, se necessário, repressivas”, disse o Comandante do 6º Comando Regional da PM, coronel Chehade Elias Geha.

A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas participem dos festejos de Carnaval no Litoral, e para atender a grande demanda em toda a Costa Leste, além do material humano a corporação deve contar com mais equipamentos de trabalho, como helicópteros e lanchas.  Os policiais vão realizar bloqueios nas ruas para a passagem dos trios elétricos.

Mesmo com a atuação preventiva da PM, os cuidados durante os festejos devem ser redobrados. “A PM orienta as pessoas a não levarem garrafas de vidro nos locais de festa, pois em caso de tumulto ou brigas esses materiais se tornam armas em potencial”, o Coordenador do Verão Paraná 2017/2018 pela PM no litoral, tenente-coronel Rui Noé Barroso.

“A corporação pede ainda para que as pessoas consumam bebidas em recipientes plásticos e que não levem objetos pontiagudos e cortantes para a avenida, bem como spray de espuma que pode causar lesões nos olhos dos participantes”, pede o tenente-coronel Barroso.

Som alto

Por meio da Patrulha do Sossego, braço da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), juntamente com as equipes do Verão Paraná 2016/2017, a PM estará redobrando as atividades para combater a perturbação de sossego nas áreas residenciais, comerciais, veículos e locais com grande aglomeração de pessoas. “Vale ressaltar que o trabalho contra o som alto será feito de dia e à noite. Se houver denúncias ou os policiais militares flagrarem excessos haverá a abordagem e, se constatado o cometimento de algum ilícito ou contravenção penal, serão aplicadas as medidas legais”, esclarece o tenente-coronel.

“As pessoas têm a falsa ideia de que a perturbação de sossego só ocorre à noite, após às 22 horas, mas muitas situações são durante o dia. Por isso, caso um cidadão se sinta incomodado pode acionar a PM para a verificação dos fatos”, completa.