Quadrilha metralha ônibus em tentativa de execução de preso

Foto: PRF
Foto: PRF
Com Andreza Rossini

Em uma tentativa de execução de um criminoso, um ônibus que levava presos do regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola foi metralhado por volta das 22 horas de quarta-feira (10) , por um grupo de 12 homens, no Contorno Leste, em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Rodoviária Federal, aproximadamente 12 homens armados com fuzis e pistolas obrigaram o motorista do ônibus a parar na altura do quilômetro 73 da BR-116, em uma alça de acesso entre o Contorno Leste e a Estrada da Graciosa. Eles desceram de três carros.

O ônibus transportava presos da Colônia Penal em direção a uma empresa de Quatro Barras, onde eles assumiriam o plantão de serviço às 23 horas.

Os passageiros foram obrigados a sair do ônibus e a deitar na grama. Como o banheiro do ônibus estava trancado, os criminosos, então, metralharam a porta do banheiro, disparando pelo menos 24 tiros. Eles não encontraram o detento que tentavam resgatar. O grupo foi embora em seguida.

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) informou que não é exigido escolta ao ônibus por ser do regime semiaberto.

Um dos carros usados por eles, um Ônix, foi encontrado incendiado e outro, um Sandero, abandonado às margens da rodovia. Os dois veículos estão no posto da PRF do Contorno Leste. Os cerca de 30 presos que estavam no ônibus são do regime semiaberto da Colônia Penal Agrícola, que fica em Piraquara. Durante a madrugada eles trabalham em uma metalúrgica. Ninguém ficou ferido na ação. Até agora, os criminosos não foram localizados.

O Onix havia sido roubado anteontem (11), em Curitiba. E o Sandero, em Colombo (PR), no mês passado.

A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Civil em Quatro Barras.

Veja a nota do Depen na íntegra:

Um ônibus que transportava presos do regime semiaberto ao trabalho externo foi interceptado por indivíduos fortemente armados no fim da noite desta quarta-feira (10), por volta das 22h, na BR-116, em Quatro Barras. Segundo informações apuradas até o momento, os criminosos atiraram, forçaram a parada do veículo e adentraram o mesmo em busca de um detento que estaria no ônibus. Ao não encontrarem, partiram. Ninguém ficou ferido. A polícia foi acionada e fez perícia no local. O ônibus e os detentos foram liberados em seguida e conduzidos à empresa.
O Departamento Penitenciário esclarece que os presos possuem autorização do juiz da Vara de Execuções Penais para trabalhar. Por estarem em regime semiaberto não há obrigatoriedade de escolta policial para se deslocarem ao trabalho. O transporte dos detentos é fornecido pela empresa contratante.
A polícia investiga o caso.

Foto: Divulgação PRF