“Tem que estudar o brasileiro”, diz policial após impedir furto em Curitiba

Foto: Narley Resende / Paraná Portal
Foto: Narley Resende / Paraná Portal

Ao tentar furtar sozinho um transformador de alta tensão de um poste, um homem foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (22), em um imóvel desocupado na Rua Carlos de Carvalho, entre as ruas Visconde de Nacar e Visconde do Rio Branco, no Centro de Curitiba.

Por volta das 7h30, o homem invadiu um casarão desocupado e subiu no poste que fica fixado na parte interna do imóvel. Ele desligou o transformador de alta tensão e amarrou o aparelho com uma corda.

O homem tentava descer o objeto de cerca de 300 quilos, alçado em uma corda, quando chegou uma viatura da Polícia Militar. “Sabe quando dizem que tem que estudar o brasileiro? Esse é um caso típico”, afirmou o tenente Gutierrez, impressionado com a ousadia do suspeito.

“Ele com certeza entende um pouco de elétrica. Ele bolou um esquema impressionante pra descer o transforador lá de cima. Era capaz de conseguir. Só não sabemos como ele ia fazer pra carregar a peça”, comentou.

A polícia foi chamada por vizinhos que suspeitaram da ação. “Se ele estivesse com um colete ou um capacete, ninguém iria suspeitar”, acredita o policial.

O suspeito não disse como levaria o aparelho embora. “Ele contou versões diferentes. Mas provavelmente venderia para comprar droga. Ele mora na rua e tem passagens por furto e invasão de propriedade”, relata o tenente.

Agentes da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) foram chamados para reinstalar o aparelho que serve para transformar energia de alta para baixa tensão. A ação não afetou o fornecimento de energia, já que o aparelho servia apenas ao casarão desocupado. Os proprietários do imóvel foram até a delegacia para prestar queixa. O homem vai responder por tentativa de furto.