Seis paranaenses integram lista de cem “Cabeças do Congresso”

congresso nacional em brasília
Por Narley Resende

Seis paranaenses fazem parte da lista de Cabeças do Congresso, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar e divulgada nesta semana. Todos os anos o Diep divulga a lista dos cem parlamentares mais influentes, os chamados “Cabeças” do Congresso Nacional.

Neste ano, os paranaenses que integram a lista são os senadores Roberto Requião, do PMDB, Alvaro Dias, do Podemos, e Gleisi Hoffmann, do PT; além dos deputados federais Luiz Carlos Hauly, do PSDB, Rubens Bueno, do PPS, e Alex Canziani, do PTB.

Entre os atributos que caracterizam o protagonismo no processo legislativo, definidos pelo Diap, está “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Essas atribuições podem ser criadas por meio do saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica e, principalmente, pela facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate”.

Segundo o Diap, “Cabeça do Congresso, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar um papel e o contexto para desempenhá-lo.