Antonina tem sensação térmica de 57,4ºC

Calor em Antonina
Foto: Rodolfo Buhrer / Paraná Portal

Tabata Viapiana, CBN Curitiba

O município de Antonina, no litoral, tem registrado as maiores temperaturas do estado no início de 2017. Na tarde desta terça-feira, a sensação térmica chegou a 57,4ºC, de acordo com o Simepar.

Dona de uma sorveteria em Antonina, Graciele Aparecida Gotardi está comemorando as altas temperaturas registradas no município neste início de ano. Ela conta que, apesar do sofrimento com o tempo abafado, o movimento na sorveteria tem sido intenso todos os dias.

“No calor a gente sofre um pouco, judia das crianças. Mas é muito bom, pra mim, que tenho sorveteria aqui, em Antonina, está sendo ótimo. E para o comércio em geral, no calor o pessoal gosta de sair, passear, e para o comércio em geral é muito bom”, comemora.

Outra moradora da cidade, Amália, afirmou que o calor não chega a incomodar e ainda permite que as pessoas aproveitem o tempo abafado para um banho de rio ou de piscina.

“A gente não tem do que reclamar, está abafado, mas tem um ventinho que refresca. Com uma piscina, um banho de rio, dá pra levar”, indica.

Antonina tem registrado as maiores temperaturas do estado, segundo o Simepar. Nesta terça-feira, por volta de 13h30, os termômetros marcaram 38ºC, mas a sensação térmica foi de 57,4ºC.

Umidade faz aumentar sensação de calor

De acordo com o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, quanto maior a temperatura e a umidade relativa do ar, também é maior a sensação térmica.

Por isso, no litoral, que é uma região mais úmida, a diferença é grande entre a temperatura e a sensação térmica.

“Até agora, a maior registrada no Estado. Essa sensação (de 58 graus) foi bastante elevada em Antonina. Se repete, visto a grande umidade que se tem no mar, e isso aumenta a sensação de calor”, explica.

A temperatura segue elevada em Antonina nesta quarta-feira. A máxima prevista para hoje é de 32ºC.