Bombeiros oferecem curso de salvamento para surfistas no litoral

Surf Seguro
Foto: Divulgação

Com BandNews Curitiba

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, com apoio da ONG Parceiros do Mar, realiza um curso de capacitação do projeto Surf Salva, no litoral do Paraná.

O projeto, realizado desde 2005, tem como objetivo capacitar surfistas para a realização de salvamentos e primeiros socorros. Com o curso, os surfistas ficam aptos a ajudar banhistas em perigo.

A diretora da ONG Parceiros do Mar, Silvia Grechinski, afirma que o projeto passou a apoiar o curso a partir de 2013. “Era um projeto do Corpo de Bombeiros que ficou parado durante alguns anos por falta de incentivo, eles não tinham verba. Então, a ONG Parceiros do Mar, que visa à segurança no mar, principalmente, entre outras temáticas, conseguiu viabilizar esse curso que é ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros. É um treinamento militar em salvamento aquático. Então, os surfistas, preferencialmente do litoral, ficam capacitados para auxiliar os bombeiros no resgate das vítimas”, explica.

O curso de salvamento para surfistas deve oferecer 75 vagas, divididas entre os municípios de Guaratuba e Paranaguá, tanto no continente quanto na Ilha do Mel. A carga horária será de 24 horas de aula para cada turma, práticas e teóricas. “É um curso que dura três dias. Eles recebem instruções dentro do quartel e depois exercitam fora, na areia e dentro do mar. Eles [os alunos] atuam em duplas, um faz a vítima e o outro salva com pranchas de surf, jet-ski”, conta.

Entre os temas que serão abordados no curso, estão a ambientação em meio líquido, resgate com pranchas, manobras de desobstrução de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar. A novidade deste ano é a capacitação dos praticantes de stand up paddle, modalidade variante do surf na qual o praticante, em pé na prancha, usa um remo para se mover na água.

Hoje, já são mais de 70 pessoas capacitadas no litoral. Com as turmas atuais, este número chegaria a 120.

Parceiros do Mar

A Parceiros do Mar foi fundada depois da morte de Renata Turra Grechinski, vítima de afogamento na Barra do Saí, na praia de Coroados, Paraná. “Ela enroscou o lash da prancha em um artefato de pesca que estava submerso em uma distância menor do que a permitida pelo IAP. Ela estava com cinco amigos, e ninguém sabia o que faze”, conta Silvia, irmã de Renata, que ressalta que o acidente motivou o trabalho da ONG.

Para contribuir com a ONG, o contato pode ser feito pelo site ou pela página Surf Seguro no Facebook.

Serviço

Surf Salva – Ilha do Mel (25 vagas)
Data: de 18 a 20/01/2017
Hora: das 9h às 18h
Local: Praia de Nova Brasília, Ilha do Mel, Paranaguá – PR
Interessados enviar nome e telefone para 8gb-pgua@pm.pr.gov.br ou (41) 3423-1202 até o dia 13/01/2017.

Surf Salva – Guaratuba (25 vagas)
Data: de 25 a 27/01/2017
Hora: das 8h às 18h
Local: Centro de Treinamento Aquático de Guaratuba (PR)
Endereço: Rua Antônio Rocha, 595, Guaratuba – PR
Interessados enviar nome e telefone para 8gb-gtba@pm.pr.gov.br, até o dia 20/01/2017.

SUP Salva – Ilha da Cotinga – Paranaguá (25 vagas)
Data: de 1º a 03/02/2017
Hora: das 9h às 18h
Local: Subsede do Iate Clube de Paranaguá, Ilha do Cotinga, Paranaguá – PR
Ponto de Encontro: Centro Integrado de Operações Marítimas, Corpo de Bombeiros, seguindo a remo até a Ilha da Cotinga.
Endereço: Rua Benjamin Constant, Nº 504, Oceania, Paranaguá – PR
Interessados enviar nome e telefone para contato@parceirosdomar.org, facebook.com/SurfSeguro ou (41) 3082-3286, até o dia 27/01/2017.