Praia Central de Guaratuba lidera resgates neste verão

Bombeiro no litoral do Paraná.
Foto: AEN

Com Metro Curitiba

A Praia Central de Guaratuba registrou o maior número de resgates no litoral do Paraná nesta temporada: até agora, foram 77. Os dados são do Corpo de Bombeiros e englobam seis postos de guarda-vidas, entre a Associação de Magistrados do Paraná e o Morro do Cristo.

O local com mais ocorrências foi a Barra do Vento, em frente à Avenida Vicente Machado. Em 18 dias de Operação Verão, até este domingo (8), foram 24 salvamentos, seis deles de grau um, quando o banhista engoliu água em pequena quantidade.

No posto Volta das Canoas, o segundo colocado, foram 19 resgates e uma morte.

Em todo o litoral, os bombeiros já registraram 464 afogamentos, cerca de 25 por dia. Na temporada passada, a média diária foi de 22 nos 18 primeiros dias. Em relação aos municípios, foram registrados 159 afogamentos em Guaratuba, 150 em Matinhos e 135 em Pontal do Paraná, todas cidades com cerca de 20 km de orla.

Segundo a tenente Virgínia Turra, o mar tem estado tranquilo durante esta temporada e nenhum dos balneários é considerado perigoso. “[O mar] está normal, não tivemos ressaca. Estamos trabalhando com as bandeiras de atenção e as vermelhas estão sendo colocadas apenas pontualmente”, afirma. A recomendação é que os banhistas entrem no mar sempre nas proximidades dos postos de bombeiros.

Quatro pessoas já morreram afogadas nesta temporada, mesmo número de todo verão passado.