Sanepar retira 123 toneladas de lixo das praias do Paraná

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a empresa responsável por fazer a coleta dos resíduos deixados na faixa de areia da praia e o peneiramento de areia em cerca de 60 quilômetros da orla.  Do dia 21 de dezembro até o início de janeiro, a Sanepar já retirou mais de 123 toneladas de resíduos dos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

O trabalho vai até o dia 5 de março, com o uso de seis máquinas saneadoras, seis tratores e seis veículos de carga do tipo dumper. A empresa contratou 96 trabalhadores, moradores do Litoral, para atuar no recolhimento de resíduos na faixa de areia. “Mesmo com esse trabalho, a população pode colaborar com a limpeza, recolhendo os resíduos que produzirem durante o tempo em que permanecerem na praia. O material pode ser colocado em sacos de lixo que estamos distribuindo na praia”, diz o gerente de Resíduos Sólidos da Sanepar, Péricles Weber.

Todo o lixo recolhido pelas equipes da Sanepar nas faixas de areia fica armazenado na orla para que as prefeituras municipais façam a coleta e destinação adequada. As prefeituras municipais continuam sendo responsáveis pela coleta e destinação dos resíduos urbanos.

Os coletores trabalham durante o dia, com o uso de carrinhos de mão, utilizados em pequenas distâncias, e com auxílio das dumpers, que podem transportar até duas toneladas de resíduos cada.

À noite, a partir das 20h30, são utilizadas as seis saneadoras de areia, movidas com o uso de tratores. As saneadoras peneiram a areia e ajudam a aerar as areias secas, processos fundamentais para a higienização. Também são retirados, nessa atividade, resíduos de menor tamanho, como cacos de vidro, pregos, objetos cortantes, bitucas de cigarro e tampinhas de garrafa.

O processo de higienização das máquinas saneadoras ajuda a eliminar bactérias, fungos e parasitas, o que contribui para a redução dos casos de diarreias, doenças de pele e viroses.