Veranistas têm acesso a serviços de saúde na beira da praia

Serviços de Saúde na Praia
Foto: Divulgação/ Agência Estadual de Notícias

Com AEN

Os veranistas que forem ao Litoral do estado terão acesso a uma série de serviços de saúde na beira da praia.

Até o carnaval, três tendas da Secretaria de Estado da Saúde funcionarão em Matinhos (Caiobá), Guaratuba (Praia Central) e Pontal do Paraná (Ipanema – Praça Central), de quinta a domingo, com atendimento gratuito à população.

No local, são ofertados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de exames básicos, como aferição de pressão e teste de glicemia.

Profissionais de saúde também estarão à disposição para prestar primeiros socorros a vítimas de acidentes com águas-vivas, bem como tirar dúvidas dos cidadãos quanto à rede pública de saúde, dar dicas de verão e apresentar o trabalho da ouvidoria do SUS.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o objetivo é levar serviços de saúde de qualidade para mais perto das pessoas. “Trata-se de uma iniciativa que deu certo e está sendo mantida nesta temporada. A ideia é facilitar o acesso da população a este tipo de atendimento, disponível apenas nas unidades de saúde”, destacou.

O horário de funcionamento das tendas é das 8h30 às 17h30.

O serviço é prestado há sete anos seguidos. Este ano está em funcionamento desde o dia 26 de dezembro. A tenda de Caiobá já realizou pouco mais de 360 testes rápidos. Neste período, quatro casos de sífilis foram diagnosticados e encaminhados para tratamento.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos, os testes rápidos são simples e necessitam de apenas algumas gotas de sangue do dedo da pessoa.

Todo o processo leva em torno de 20 minutos e o cidadão já sai com o resultado em mãos, caso esteja portando documento oficial.

Caso alguma amostra dê positivo, o paciente é orientado e encaminhado imediatamente para iniciar o tratamento na unidade de saúde mais próxima de sua casa.