
Bombeiros e Cães do GOST visitam crianças em hospital de Curitiba
Francielly Azevedo
28 de julho de 2017, 15:46
Uma professora paranaense de 77 anos de idade roubou a cena neste final de semana durante a 15ª Feira Literária Internac..
Mariana Ohde - 30 de julho de 2017, 17:54
Uma professora paranaense de 77 anos de idade roubou a cena neste final de semana durante a 15ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Diva Guimarães é aposentada e, com suas palavras, emocionou o público na última sexta-feira (28).
Diva participava da mesa “Pele que Habito” e pegou o microfone para fazer uma pergunta durante um intervalo - só que a dúvida acabou se tornando um depoimento emocionante sobre sua trajetória e a luta contra o racismo. A mesa contava com a mediação do ator Lázaro Ramos, da jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques e da escritora mineira Conceição Evaristo.
A paranaense foi ovacionada várias vezes pela plateia de cerca de 500 pessoas e o vídeo, na página do festival, já tem mais de 250 mil compartilhamentos e mais de 125 mil reações. Diva chegou a dar autógrafos ao final do encontro.
Diva é formada em Educação Física e foi atleta quando jovem, mas afirma ter sido impedida de seguir carreira porque é negra. Ela trabalhou em Curitiba por 40 anos, inclusive na alfabetização de crianças e adultos, e hoje vive sozinha na capital. Esta foi a primeira vez que Diva participou da Flip.