A Agroindústria
Compartilhar

Webdocumentário ‘Eixo Central’ acentua produção cultural de Maringá

A internet, mais do que uma mera plataforma de acesso e relações sociais, é um espaço propício à interações e ações cola..

Fernando Garcel - 23 de maio de 2017, 13:10

A internet, mais do que uma mera plataforma de acesso e relações sociais, é um espaço propício à interações e ações colaborativas. Partindo desse princípio, foi criado o site – webdocumental – Eixo Central.

O projeto possui como principal proposta a realização de um documentário multimidiático e hipertextual, em que a narrativa é construída a partir de textos, imagens, áudios e vídeos, em uma única plataforma o site do Eixo Central.

> Museu de Arte Virtual de Maringá está a um toque de distância

As principais problemáticas, características, pautas, questionamentos e asserções – discutidas no produto – são de movimentos sociais que ocupam espaços públicos, e como a arte se manifesta nesse contexto de ocupação, mais especificamente em Maringá.

Os principais eventos registrados no projeto foram realizados por movimentos populares que ocuparam os espaços públicos, como o da praça Raposo Tavares e da Vila Olímpica – localizadas no eixo central de Maringá. O produto resultante desse trabalho tem caráter experimental e colaborativo.

Por isso materiais externos, produzidos por terceiros em relação ao projeto, foram acrescentados – pela perspectiva de que esses materiais são pertinentes e têm conexão com o que produzido pelos documentaristas – dando a obra um caráter aberto e participativo. Aos que quiserem conferir o produto final, basta acessar: http://folkdiogo.wixsite.com/eixocentral e escolher entre os textos, vídeo ou fotografias e a narrativa mais confortável.