Agricultura
Compartilhar

Café brasileiro responde por 31,3% da produção global

A safra de café no Brasil pode chegar a 47,51 milhões de sacas de 60 kg neste ano. Se esse valor se confirmar, o País se..

Mariana Ohde - 20 de janeiro de 2017, 08:15

A safra de café no Brasil pode chegar a 47,51 milhões de sacas de 60 kg neste ano. Se esse valor se confirmar, o País será responsável por 31,3% da produção mundial do produto. As informações são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foram divulgadas nesta quarta-feira (18).

Os dados mostram ainda que caso esse valor seja alcançado, o faturamento bruto com café será de R$ 22,2 bilhões. Esse desempenho é reflexo, em parte, da área plantada de café no País, que totaliza 2,23 milhões hectares neste ano.

Investimento em tecnologia também colaborou com a safra. “Este resultado se deve, sobretudo, à recuperação da produtividade nos estados da Bahia e Rondônia, bem como ao processo de maior utilização de tecnologias como o plantio de café clonal e ao maior investimento nas lavouras”, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em um documento divulgado recentemente.

Maiores produtores de café

Os seis estados brasileiros com maior área plantada de café são: Minas Gerais (1,22 milhão de hectares); Espírito Santo (433 mil hectares); São Paulo (216 mil hectares); Bahia (171 mil hectares); Rondônia (95 mil hectares); e Paraná (49 mil hectares).