Novas regras para utilização das Ceasas são tema de audiência pública

Mariana Ohde


A Ceasa Paraná participa, nesta quarta-feira (27), de uma audiência pública sobre o funcionamento do Mercado do Produtor da sua unidade em Curitiba. A proposição da reunião, que acontece na Assembleia Legislativa do Paraná, é do deputado estadual Márcio Pauliki.

São debatidas propostas sobre a participação dos agricultores que atuam diariamente na comercialização de hortigranjeiros na Ceasa Curitiba.

“Temos mantido conversas e reuniões permanentes com as respectivas entidades representativas dos produtores rurais e permissionários atacadistas. A intenção é reafirmar as disposições que constam do Regulamento de Mercado, que gere as atividades dos agentes que trabalham nas nossas unidades”, explica Natalino Avance de Souza, diretor-presidente da Ceasa Paraná.

Para atuar no Mercado do Produtor, o agricultor deve comprovar que detém área com produção de hortigranjeiros, e estar devidamente cadastrado junto à Gerência da Ceasa. O Regulamento de Mercado prevê ainda que a permanência nos espaços do Mercado do Produtor, deve ser formal em caráter itinerante e rotativo, e não permanente.

Tanto o agricultor, ou mesmo suas organizações formais, se comprometem a comercializar nesse espaço somente hortigranjeiros oriundos da produção paranaense. Legumes, hortaliças e ovos originários de outras regiões do país devem ser comercializados junto aos permissionários atacadistas, nos boxes.

“Adotamos sistematicamente em todas as cinco unidades da Ceasa no estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – as boas práticas na distribuição e comercialização de hortigranjeiros. Isso acontece tanto no setor produtivo, quanto para o atacadista e varejista, como também para o consumidor. A qualidade começa na produção, mas deve ser preservada e mantida em todos os elos dessa cadeia, para que o produto chegue em bom estado e saudável para consumidor”, diz Natalino Avance de Souza.

Ceasa

O Mercado do Produtor da Ceasa Curitiba, onde os agricultores comercializam diariamente suas produções, ocupa uma área própria e coberta de 13.461 metros quadrados. Estão cadastrados 4.831 agricultores, sendo que 1.362 são ativos. Em média, por dia, entre 300 e 312 agricultores comercializam suas produções.

Em 2016, a Ceasa Curitiba movimentou 690 mil toneladas de hortigranjeiros, sendo que 171 mil toneladas foram comercializados no Mercado do Produtor da unidade.

 

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal