Guia traz informações sobre cultivo de 50 espécies de hortaliças

Mariana Ohde


O consumo regular de hortaliças e frutas aumentou nos últimos oito anos, passando de 33% em 2008 para 35,2% em 2016, segundo dados do Ministério da Saúde. Ainda assim, apenas um em cada três adultos brasileiros consome esse tipo de alimento em pelo menos cinco dos sete dias da semana.

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) revela ainda que os hábitos, nesse caso, são melhores entre as mulheres – o consumo regular de frutas e hortaliças no grupo passou de 38,6% para 40,7% no período – do que entre homens, cujos percentuais passaram de 26,4% para 28,8%. Só de hortaliças, são 27 kg por ano por brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Entre as mais consumidas estão a cenoura, a abóbora, alface, repolho, batata-doce, chuchu e pimentão.

E estas são apenas algumas das espécies presentes no Catálogo Brasileiro de Hortaliças, desenvolvido pela Embrapa e Sebrae. O guia traz informações sobre o cultivo das 50 hortaliças mais populares no país. Além de informações práticas sobre as plantas, o catálogo também especifica regiões e épocas indicadas para plantio, recomendações de aproveitamento e informações sobre como as espécies são comercializadas.

Acesse o Catálogo Brasileiro das Hortaliças na íntegra.

 

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal