Um aplicativo da Embrapa vai permitir que agricultores de todo o Brasil tenham acesso e contribuam com informações sobre o uso do solo. O Agrotag traz área da propriedade ocupada por sistemas integrados de produção, pastagens degradadas, áreas de preservação, tipos de lavoura existentes e outras, sempre com apoio de mapas e imagens de satélite.
O sistema está em fase de alimentação do banco de dados e de validação. Ele deve estar disponível para o público a partir de outubro.
Esta é a primeira ferramenta que integra geotecnologias de última geração, dados geoespaciais exclusivos e de alto nível, como o Rapideye, fornecidos pela Embrapa e instituições governamentais, e a colaboração de usuários.
O objetivo é oferecer apoio a projetos de pesquisa científica e fornecer informações para análise de crédito rural, políticas públicas, auxílio a cooperativas e monitoramento ambiental, entre outras iniciativas.
Nesta primeira etapa, o aplicativo está sendo utilizado por parceiros da Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Rede ILPF). O software foi desenvolvido pela Embrapa com apoio da Rede ILPF, Instituto de Pesquisas Eldorado e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Plataforma ABC).
Veja o vídeo explicativo: