Colheita do milho avança; plantio do trigo está quase concluído

Mariana Ohde


A colheita do milho segunda safra avançou para 20% da área, segundo o último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). 89% está em boas condições e 70% em fase de maturação.

De acordo com levantamento do Deral, a safrona paranaense deve render 13,8 milhões de toneladas, aumento de 36% na comparação com a anterior, 10,1 milhões de toneladas a mais.

O café chegou a 45% da área colhida, com 89% em boas condições e 99% em fase de maturação. O Deral estima um aumento de 13,2% na produção para 1,2 milhões de sacas (60 kg). A colheita da batata segunda safra chegou a 91% da área, com 88% em boas condições e maior parte (42%) em fase de frutificação.

A cevada alcançou 96% da área plantada, com 85% em boas condições e 83% em fase de desenvolvimento vegetativo. O plantio do trigo também está quase concluído, com 98% da área plantada, 87% em boas condições e 65% na fase de desenvolvimento vegetativo. A área de trigo no estado teve diminuição de 11% neste ano e, com isso, a produção deve cair cerca de 12%, para cerca de três toneladas.

Boletim Deral

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal