Colheita do milho chega a 8% da área plantada

Mariana Ohde


A colheita do milho segunda safra chegou a 8% da área colhida no Paraná, informa o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). 89% está em condição boa e maior parte das lavouras (54%) em fase de maturação. De acordo com levantamento do Deral, a safrona paranaense deve render 13,8 milhões de toneladas, aumento de 36% na comparação com a anterior, 10,1 milhões de toneladas a mais.

A área é bem menor do que a registrada na mesma época do ano passado, quando 28% estava colhida. O atraso se deve, principalmente, às condições climáticas adversas enfrentadas pela agricultura nos últimos meses e pelo alongamento do ciclo da soja, o que atrasou o plantio.

A colheita do café também avança no estado, com 38% da área colhida, ante 32% na última estimativa, do dia 26 de junho. 89% do café está em boas condições e 99% em fase de maturação. O Deral estima um aumento de 13,2% na produção para 1,2 milhões de sacas (60 kg).

A batata segunda safra chegou a 85% de área colhida, um avanço de quatro pontos percentuais em relação à semana passada, com 74% em boas condições e 41% em fase de maturação.

A cevada está na fase de plantio, com 92% da área, 96% em boas condições e 62% em fase de desenvolvimento vegetativo. Na semana passada, apenas 67% da área estava plantada.

Já o trigo chegou a 95% da área plantada, avanço de três pontos percentuais em relação à última estimativa do Deral. Na mesma época de 2016, 92% da área estava semeada. No último boletim, 94% do trigo está em boas condições e 70% em fase de desenvolvimento vegetativo. A área de trigo no estado teve diminuição de 11% neste ano e, com isso, a produção deve cair cerca de 12%, para cerca de três toneladas.

Plantio Colheita Deral

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="481406" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]