Agricultura
Compartilhar

Começa pesquisa anual de estoques privados de café

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a pesquisa anual de estoques privados de café. A partir desta quar..

Mariana Ohde - 30 de março de 2017, 07:03

Foto: IAPAR
Foto: IAPAR

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a pesquisa anual de estoques privados de café. A partir desta quarta-feira (29), indústrias, cooperativas, associações e armazenadores de todo o país começam a receber, por e-mail, os códigos de acesso ao Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). O preenchimento das informações, no entanto, só deverá ser feito entre os dias 3 e 14 deste mês.

ANÚNCIO

A pesquisa vai mostrar o estoque final do produto da safra 2015/2016. Os dados contribuem para o planejamento governamental e a formulação de políticas de incentivo à produção agrícola e de abastecimento.

Com a senha enviada por email, os depositários de café poderão responder a pesquisa de estoques privados do produto por meio eletrônico. Aqueles que não possuem acesso ao Sipesp receberão formulários pelo correio para preenchimento pelo modo convencional e envio à Conab até 14 de abril, pelo correio ou pelo e-mail estoque-privado@conab.gov.br. Os armazenadores de café que não receberem o formulário ou a senha para acesso ao Sipesp deve entrar em contato com a Conab até o dia 11 abril.

As informações deverão ter como data base os estoques de café do dia 31 de março de 2017 e não devem incluir o produto da nova safra nem os estoques públicos eventualmente armazenados. Os volumes devem ser informados separadamente por unidade armazenadora e por tipo - arábica ou conilon. Mesmo que os armazenadores não tenham estoques na data de referência, o formulário deve ser preenchido.

ANÚNCIO

No levantamento de 2016, a Conab apurou um volume total de mais de 13,5 milhões de sacas de café. O do tipo arábica, predominante no estoque privado nacional, corresponde a 92% do total apurado, enquanto o conilon representa apenas 8% do estoque privado levantado, de acordo com os armazenadores que responderam aos formulários.