Frio diminui e a chuva volta nesta semana

Mariana Ohde


O Paraná registrou, neste final de semana, as temperaturas mais baixas do ano. Em algumas regiões, chegou a gear, mas não há registros de grandes perdas no campo. A segunda-feira (12) começa com mais nebulosidade em grande parte do estado. As chuvas devem voltar e as temperaturas ficam mais amenas.

Confira as avaliações do boletim diário do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral):

Apucarana

Na última semana, o volume de chuvas variou entre 62 mm e 180 mm na região, de acordo com o Simepar. “Apesar do grande volume de chuvas não ter afetado as lavouras, percebe-se que houve erosão laminar em algumas áreas recém plantadas de trigo”, informa a equipe técnica responsável. No final de semana, as temperaturas caíram, com ocorrência de geadas de fraca intensidade nas áreas de baixada.

A cerração, em vários municípios da região, impediu que o frio chegasse com maior intensidade e causasse prejuízos significativos nas culturas agrícolas em geral. “Os danos causados pelas geadas ainda estão sendo levantados, mas as informações que temos até o momento é que as áreas mais prejudicadas foram as áreas de pastagem, hortaliças plantadas a céu aberto e algumas áreas de banana”.

O milho segunda safra está 85% em frutificação e 15% em maturação. A maior parte do trigo está em desenvolvimento vegetativo.

As chuvas impediram a retomada da colheita do café e, como há previsão de mais precipitações para esta semana, a preocupação em relação a qualidade dos grãos aumenta, por causa do excesso de umidade e queda dos grãos no chão. Até o momento estima-se que menos de 10% da produção tenha sido colhida.

Cascavel

Houve geada na madrugada de sábado (10), mas o fenômeno não causou prejuízos significativos. Nesta semana, o tempo deve ser bom na região, e os produtores de feijão devem aproveitar para colher o produto.

Curitiba

Depois de um final de semana gelado, com geadas em algumas regiões, as temperaturas devem subir um pouco ao longo da semana. “As atividades de campo devem ser retomadas e a colheita de feijão da seca e da batata devem avançar muito”. segundo o Deral.

Há informações sobre perdas de áreas de feijão e o comprometimento de algumas lavouras, que devem apresentar qualidade baixa devido às chuvas da semana passada. “Ainda não podemos precisar esses números e estaremos analisando junto aos informantes. As hortas, nesta época, apresentam problemas com essas geadas, afetando as lavouras plantadas sem proteção, nas regiões de Colombo e São José dos Pinhais, onde se concentram as maiores áreas de plantios”, diz o boletim.

Deve ter início, nesta semana, o plantio da safra de inverno, com destaque para cevada e trigo. As pastagens estão dentro da normalidade e não há falta de alimento aos rebanhos. “Os preços no mercado agrícola continuam abaixo do esperado pelo produtor e poucos negócios são fechados, somente são realizadas transações para quitação de dívidas dos produtores”, diz o Deral.

Umuarama

Fim de semana com tempo bom, mas temperaturas baixas. Não houve formação de geadas, nem nas baixadas. A segunda-feira amanheceu nublada, com 11ºC. “Apesar das previsões de chuva, o tempo abriu, estando o céu sem nuvens no momento”, diz o boletim. A colheita de milho teve início em toda a região timidamente, mas, se não chover, esta semana ela deve ser intensificada.

Previsão do tempo

Áreas de instabilidade voltam a deixar o tempo instável na metade norte paranaense neste início de semana, segundo o Simepar. Os ventos nas camadas mais altas da atmosfera favoreceram o aumento da umidade e também da nebulosidade entre Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e sul de São Paulo.

Por isso durante a madrugada, chuvas fracas a moderadas foram registradas em vários municípios das regiões norte e noroeste. Durante o dia, ainda há possibilidade de chuvas nestas regiões e também há previsão de precipitação ocasional na região do Norte Pioneiro e norte dos Campos Gerais. No sul paranaense, o tempo segue estável e o sol aparece entre nuvens. As temperaturas seguem baixas.

Nesta terça-feira (13), a instabilidade permanece a partir do Mato Grosso do Sul, chegando ao sul e sudeste do Brasil. No Paraná, a nebulosidade se intensifica em áreas próximas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com previsão de chuvas isoladas, principalmente no período da tarde para noite.

Nas demais regiões, em direção ao centro e sul do Paraná, a presença de nuvens é variável. Pode haver chuva rápida da tarde para noite.

Em relação às temperaturas no estado, a tendência de gradual elevação se comparado a segunda-feira. No sul do estado, as mínimas ficam em torno de 4ºC e as máximas em torno de 16ºC. Mais ao norte, as temperaturas ficam entre 10ºC e 18ºC no começo desta semana.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal