IBGE vai contratar 1,8 mil pessoas para o Censo Agropecuário no PR

Plantao Agronegocio


A realização do Censo Agropecuário 2017 deve contar com mais de 26 mil trabalhadores em todo o país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os trabalhos devem acontecer por cinco meses, entre outubro deste ano e fevereiro de 2018, e em 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários pelo Brasil.

No Paraná, o órgão vai abrir mais de 1,8 mil vagas com salários que vão de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil. Segundo o IBGE, os editais para contração dos pesquisadores será aberto na próxima segunda-feira (10) e no dia 24 de abril.

O número de trabalhadores temporários foi reduzido após o corte no orçamento e passou de 82 mil para apenas 26 mil. O questionário da pesquisa também foi reduzido para agilizar o processo. Antes, o questionário demorava aproximadamente 1h20 para ser aplicado. Com a mudança, as respostas são coletadas em até 40 minutos.

> Na contramão da economia, campo continua gerando empregos

O último Censo Agropecuário foi realizado em 2007. O plano do governo era refazer a pesquisa a cada cinco anos, mas a falta de recursos acabou não permitindo o estudo. Com as mudanças no mercado e com o país se tornando o maior exportador de soja do mundo, a ideia é que uma pesquisa anual aconteça a partir de 2019 para complementar as informações sobre o censo.

Entre os objetivos da pesquisa, o IBGE quer entender como funciona o trabalho nas propriedades rurais, descobrir o número de pessoas que trabalham nas lavouras e as atividades que desempenham no campo. Além de entender como funciona o dia a dia dos trabalhadores rurais, a pesquisa também quer saber sobre o acesso dessas pessoas a telefonia e internet.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="1496" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]