ExpoLondrina: Julgamentos começam na sexta, com raças de equinos

Jordana Martinez


Os animais começam a entrar nas pistas de julgamento do Parque Ney Braga nesta sexta-feira, dia 31 de março.

Os primeiros a estrearem nas pistas da ExpoLondrina serão os cavalos das raças Mini Horse e Crioulo, a partir das 8 horas, nas pistas Central e Roberto Requião. Os julgamentos das raças prosseguem no sábado, 1 de abril, e domingo, dia 2.

Também serão julgadas em Londrina, a partir do dia 5 de abril, as raças de ovinos Ile de France, Texel, Santa Inês, Dorper, White Dorper, Suffolk, Pool Dorset, Crioula de quatro chifres e raça leiteira Lacaune; as caprinas Anglo Nubiano, Boer (carne) e Saanen (leite); bovinas Brangus, Caracu, Charolês, Nelore, Nelore Mocho, Braford, Hereford, Angus e Brahman;e ainda os  cavalos das raças Bretão e Mangalarga Marchador.

O juiz e membro do Conselho Técnico da Sociedade Rural do Paraná, Célio Arantes Heim, classifica os julgamentos como importante instrumento de avaliação morfológica. “É uma ferramenta para escolher os melhores indivíduos”, informa.

Ele cita que esta é uma técnica milenar. “Até 30 anos atrás não havia instrumentos sofisticados de avaliação e os programas de melhoramento estavam começando. E sempre se fez seleção de animais. O homem sempre buscou os melhores exemplares, os mais fortes”, comenta.

Num julgamento, o juiz está em busca de um padrão racial, observando a perfeição funcional, que inclui aprumos, robustez e desenho característico de cada raça. Também são importantes as características do aparelho reprodutivo.

Cada raça também é avaliada de acordo com os resultados econômicos que se buscam dela. Heim exemplifica: “Na raça leiteira conta mais ponto o aparelho mamário na fêmea e, no caso dos machos, as características que podem passar para as filhas  que influenciam na sua conformação mamária. Quando a finalidade é produção de carne, entre as características importantes estão  a qualidade da musculatura e  acabamento de gordura na carcaça.”

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="1327" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]