Paraná é líder mundial na produção de soja

Mariana Ohde


O Paraná é o maior produtor de soja do mundo. O estado supera, inclusive, os Estados Unidos, em 4% – são 3,6 toneladas do grão por hectare, enquanto os americanos atingiram 3,5 toneladas por hectare. O volume médio paranaense também é 11% superior à média brasileira, que alcança 3,2 tonelada por hectare.

Na safra atual, a expectativa é a de que o estado produza 19 milhões de toneladas, alta de 13% sobre o volume registrado na colheita passada. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, o clima e a capacitação do agricultor contribuíram para a evolução da produção.

A safra de verão deve alcançar 24,2 milhões de toneladas neste ano, 19% a mais do que no ano passado. Além da soja, entram na soma o milho e o feijão. A estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) é que o PIB do agronegócio paranaenses suba 1,5% neste ano, contra uma queda de 2,4% projetada para 2016.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="480991" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]