Professor paranaense é premiado por criar inseticida para soja

Mariana Ohde


O professor Silvestre Bellettini, do curso de Agronomia do Campus Luiz Meneghel, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), recebeu, no último dia 7 de abril, um prêmio da UPL Brasil, em reconhecimento a serviços prestados ao agronegócio. A entrega do prêmio foi feita em Natal, Rio Grande do Norte.

A UPL é uma multinacional com sede na Índia, que trabalha com defensivos agrícolas em parceria com cooperativas e revendas no Brasil para atender produtores rurais. A empresa tem convênio com a UENP, que testa os produtos agrícolas nas lavouras experiementais da Fazenda Escola do Campus.

Bellettini fez parte de um grupo de pesquisadores de inseticidas no Brasil chamado de FALCON TEAM do qual fazem parte seis universidades: UENP, UFSM, UEPG, UNESP e UFG e FUSERV, além dois centros de pesquisas e empresas de consultoria. Durante cinco anos, ele desenvolveu um novo produto que recebeu o nome de Sperto. Trata-se de um inseticida para uso agrícola na cultura da soja, aplicado no controle de percevejos.

“ Foram anos de estudos e experimentos que agora deram resultado. Fico feliz. Sobretudo porque o produto será lançado em todo Brasil nos próximos dias e será uma ferramenta importantíssima para o produtor no combate das pragas”, disse o professor.

Em reconhecimento ao trabalho realizado na pesquisa Bellettini recebeu uma placa de acrílico com o texto: “Silvestre Bellettini, sua marca está em cada vitória que conquistamos e será lembrada na história do SPERTO. Agradecemos sua contribuição ao agronegócio brasileiro”. O prêmio foi assinado por Carlos Pellicer CEO UPL Brasil e Alexandre Manzini Gerente MKT inseticidas.

“Foi um grande orgulho para mim e minha Universidade participar de tão grandioso feito. Essa é prova de que o curso de Agronomia da UENP está cumprindo com o seu papel na sociedade, principalmente com o homem do campo”, finalizou o professor.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="2493" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]