Escoamento da supersafra deve continuar até novembro, diz superintendente do Porto

Plantao Agronegocio


O superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, no litoral do Paraná, Luiz Henrique Dividino, afirmou que o escoamento da safra deste ano deve continuar pelo menos até o mês de novembro.

“Normalmente nós temos uma safra que é colhida até fevereiro e, em alguns lugares até março, e ela sai normalmente até o período de junho com uma tendência de alta muito forte, depois a tendência é de queda. Com essa supersafra e com as alterações que nós tivemos, além das alterações de preço e cambial, a safra neste ano se espalhou um pouco mais. A expectativa é que continue tendo um bom escoamento até pelo menos o meio de novembro, com possibilidade de emendar com o próximo ano, se tiver uma tendência de boa safra no final deste ano”, afirmou.

Ainda de acordo com Dividino, um dos motivos do escoamento atual é que alguns produtores do interior não têm espaço para estocar a safra colhida. Um dos motivos apontados pelo superintendente são as questões comerciais. “O porto está tendo condições de dar vazão à toda a carga, porém está havendo uma disputa, seja no lado comercial preço/câmbio como o lado espaço no interior. Isso faz com que aquela curva de escoamento, ao invés de ter um grande pico nos primeiros quatro ou cinco meses do ano, ela acaba se distribuindo”, explicou.

Dividino afirmou que ainda é cedo para ter a expectativa da safra escoada neste ano, mas que se as condições continuarem favoráveis pode alcançar 50 milhões de toneladas. “Os EUA estão colhendo agora, mas no momento que eles colocarem a safra em venda pode baixar o preço, o que muitas vezes segura o produto para vender no ano que vem. Se nós não tivermos mudanças de queda de preço ou variação de dólar negativa para o nosso exportador esse será o ano das 50 milhões toneladas”.

Neste ano, o Porto bateu o recorde histórico para o mês de fevereiro, com 4,29 milhões de toneladas movimentadas.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="5034" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]