Agronegócio
Compartilhar

Secretaria da Pesca e da Agricultura discute revisão do VBP de Guaratuba

O VBP representa o faturamento bruto dentro dos estabelecimentos rurais, considerando produções agrícolas, pecuárias e média de preços recebidos pelos produtores

Redação - 16 de fevereiro de 2022, 10:02

Divulgação/Prefeitura de Guaratuba
Divulgação/Prefeitura de Guaratuba

Em uma reunião na manhã desta terça-feira (15), a Secretaria da Pesca e da Agricultura debateu com órgãos sobre a revisão do VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) de Guaratuba, no litoral do Paraná. 

O valor representa o faturamento bruto dentro dos estabelecimentos rurais, considerando as produções agrícolas, pecuárias e a média de preços recebidos pelos produtores. O VBP mostra a evolução do desemprenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao faturamento bruto dentro do estabelecimento.

A Secretaria da Pesca e Agricultura tem discutido internamente este assunto e no intento de atualizar o cadastro já existente de agricultores/produtores, tomou a iniciativa de elaborar uma minuta de questionamento para a coleta de dados “in loco” da classe. Na reunião foi sugerida a inclusão de alguns dados, ficando previamente agendada uma nova reunião para a próxima semana, dia 24/02, para finalizar este questionário e então iniciar as visitas aos produtores rurais.

Os representantes estaduais elogiaram a iniciativa municipal, ressaltando que este trabalho mais detalhado é o que desejam que seja feito em todos os municípios. Atualmente a apuração dos números divulgados do VBP é realizado por estimativa.

O intuito deste questionário é atualizar todas as culturas cultivadas na área rural de Guaratuba. Estes dados também serão fonte de informação para o estudo de políticas públicas locais, visando o benefício da classe agricultora.

A parceria ajustada para a execução deste trabalho “in loco” foi alinhada entre os técnicos do IDR, DERAL, APASG e Prefeitura Municipal, cada representante fará o mapeamento de uma área, realizarão as visitas para a coleta dos dados finalizando as informações em um banco de dados que será disponibilizado pelo IDR.