Agroindústrias familiares ganham autorização para venderem produtos no Paraná

Redação

Agroindústrias familiares ganham autorização para venderem produtos no Paraná

Seis agroindústrias familiares do Paraná receberam nesta sexta-feira (2) habilitação para comercializarem os produtos em todo estado, ampliando assim os negócios desses pequenos empreendimentos.

Essas certificações vieram pela adesão dessas empresas ao Susaf/PR (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), programa do Governo do Paraná que permite ampliação da habilitação do mercado local para o estadual.

“Esse instrumento é um marco na trajetória das pequenas empresas familiares, pois elas poderão expandir seus negócios, ampliar vendas, produzir mais. “Para os municípios, a adesão e a consequente habilitação de empresas significa a possibilidade de ampliação de emprego e renda para a população”, explicou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

As agroindústrias familiares que receberam a habilitação são das cidades de Francisco Beltrão, Cascavel, Mauá da Serra, Salgado Filho e Santa Helena.

Outras seis cidades estão em processo de adesão dos termos do Susaf/PR, permitindo que as agroindústrias familiares desses locais também possam ter acesso ao mercado estadual.

O Susaf/PR requer que os municípios e estabelecimentos signatários do programa sigam uma padronização nos procedimento de se inspeção dos produtos de origem animal, buscando garantir sanidade e segurança alimentar.

Podem ser inscritos no Susaf/PR agroindústrias de pequeno porte que tenham produção de média escala, seguindo protocolos rígidos de  limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos, saúde dos manipuladores, entre outras medidas sanitárias.

LEIA MAIS: Milho quebra recorde de preço em meio a plantio lento da primeira safra no Paraná

Previous ArticleNext Article