Agronegócio
Compartilhar

Agropecuária fica estagnada em 2018

Depois de ter desempenhado papel importante na economia em 2017, o setor da agropecuária ficou estagnado em 2018, divulg..

Folhapress - 28 de fevereiro de 2019, 10:30

Foto: Governo do Espírito Santo
Foto: Governo do Espírito Santo

Depois de ter desempenhado papel importante na economia em 2017, o setor da agropecuária ficou estagnado em 2018, divulgou o IBGE na manhã desta quinta-feira (28). O dado faz parte do resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado.

No acumulado de 2018, o segmento apresentou variação de 0,1% frente a igual período do ano anterior. O percentual é decepcionante se considerado o resultado de 2017, quando o setor teve crescimento de 12,5% na mesma base de comparação, beneficiado principalmente pelas exportações e o aumento do preço dos alimentos.

Em 2018, a agropecuária sofreu o impacto da chamada super safra, que aumentou a produção de alimentos no país, mas que pressionou os preços para baixo. A paralisação dos caminhoneiros, ocorrida ao longo de maio, também contribuiu para o desempenho menor do agro.

O setor foi o de pior desempenho quando considerada a ótica da produção sobre o PIB, ficando atrás de indústria (0,6%) e serviços (1,3%). Se considerada a ótica da demanda, o desempenho da agricultura só ficou atrás do consumo do governo, que não apresentou variação percentual no período. Em 2017, a agropecuária havia sido o setor de melhor desempenho no PIB.

Na comparação dos últimos três meses do ano com o trimestre imediatamente anterior, a agropecuária cresceu apenas 0,2%. Já na comparação do quarto trimestre com igual período do ano anterior, o setor cresceu 2,4%. O final do ano foi de melhora para a agropecuária, a reboque da melhora dos preços dos alimentos.