Agronegócio
Compartilhar

Alerta Geada está disponível para produtores rurais do Paraná

A partir desta terça-feira (3) estará disponível para os produtores rurais de todo o Paraná o serviço Alerta Geada.

Redação - 03 de maio de 2022, 07:00

Divulgação/IDR-Paraná
Divulgação/IDR-Paraná

A partir desta terça-feira (3) estará disponível para os produtores rurais do Paraná o serviço Alerta Geada.

O serviço é prestado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

O principal objetivo do Alerta Geada é evitar que os produtores rurais sofram perdas na produção em decorrência do frio, com informações preditivas para que eles se antecipem a esse fenômeno.

O Alerta Geada irá funcionar entre os meses de maio e setembro, com boletins informativos diários feitos pelos pesquisadores sobre as condições meteorológicas e a evolução das massas polares no Paraná.

Todas essas informações ainda estarão disponíveis em pelo aplicativo do Alerta Geada, disponível gratuitamente nas plataformas App Store e Google Play.

Também é possível que os produtores rurais possam receber as informações pelo telefone (43) 3391-4500.

Caso os produtores rurais prefiram, ainda é possível acompanhar essas previsões pelo grupo no Telegram do Alerta Geada.

Em caso de ocorrência das geadas, o IDR-Paraná e o Simepar irão realizar um pré-alerta com 48 horas de antecedência antes de eventuais danos à produção agrícola.

Em caso de manutenção dessas condições climáticas, um novo aviso será emitido pelos órgãos em até 24 horas antes de uma possível nova ocorrência.

"Na silvicultura, por exemplo, para a proteção de viveiros e de mudas recém-implantadas no campo, produtores de hortaliças, aves e suínos também buscam os alertas emitidos pelo serviço”, explica a agrometeorologista do IDR-PR, Heverly Morais.

LEIA MAIS: Alep aprova projetos de lei para criação de 542 cargos comissionados