O presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Mapa) inauguraram nesta quinta-feira (5), em Brasília, o Observatório da Agropecuária Brasileira.
O serviço irá servir como um banco nacional de dados para os produtores, com a disponibilização de informações para auxiliar a tomada de decisões nas propriedades e na elaboração de políticas públicas para o setor.
O projeto foi realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é que essas informações possam ajudar principalmente o pequeno produtor.
“A integração de todos esses cadastros nos ajuda a fazer políticas públicas sendo mais cirúrgicos. Hoje não temos mais recursos e esses recursos devem ser encaminhados e colocados para serem melhor aproveitados pelos agricultores Brasil afora”, disse a ministra.
Dados referentes a mercado, custos de produção, exportações e meio ambiente serão disponibilizados para acompanhamento e gestão integrada dos dados.
Bolsonaro elogiou a iniciativa e destacou a viabilidade do “casamento entre o desenvolvimento e a preservação ambiental”.
Sala de controle
O Observatório irá funcionar em uma sala na sede do Mapa. O espaço conta com 12 telas de vídeo interligadas e com conexão a dispositivos móveis e computadores.
As informações como imagens de satélites, gráficos econômicos e de produção agropecuária devem facilitar o cruzamento de dados de diversos setores.
A organização dessas informações irá ficar a cargo de uma equipe formada por agrônomos, analistas ambientais, entre outros especialistas.
O Mapa tem a expectativa de no futuro disponibilizar informações de outras instituições, como a Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de possibilitar o acesso ao serviço de forma online por uma plataforma na internet.