Brasil tem novo recorde na produção de café, destaca Romanelli

Pedro Ribeiro




luiz claudio romanelli, romanelli, liderança, política, paraná, brasil, pandemia, alep, assembleia legislativa do paraná, paraná, brasilO deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 13, que o Brasil bateu novo recorde na exportação de café. No entanto, alertou que as mudanças climáticas podem afetar a produção nos próximos anos. Romanelli analisou dados divulgados pelo Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), que apontam que o país bateu novo recorde ao totalizar 45,6 milhões de sacas em 2020/21.

O montante representa aumento de 13,3% em relação à temporada anterior, e de 10,1% sobre os 41,426 milhões vistos na última máxima histórica, em 2018/19. “E o Paraná é um dos responsáveis pelo aumento nas exportações de café. O Norte Pioneiro é um dos grandes produtores de café de qualidade, que a cada ano conquista novos mercados, chegando em diversos países dos cinco continentes”, avalia.

De acordo com o Cecafé, o recorde nas exportações reflete a safra positiva de 2020/21, com bom volume e qualidade. No ano passado, a colheita do Brasil, maior produtor global de café, atingiu máximas históricas tanto para o arábica quanto para o robusta. Romanelli lembra ainda que, apesar das mudanças climáticas, que podem afetar safras futuras, o cenário para os próximos anos é positivo.

Segundo o presidente do Cecafé, Nicolas Rueda, os exportadores continuam monitorando a colheita deste ano e as condições de desenvolvimento para o ciclo 2022, assim como seguem atentos ao panorama do consumo global. “O cenário pós-covid-19 é favorável para a cafeicultura brasileira e paranaense, graças à vacinação, tanto no Brasil como em outros países, onde o café é um produto essencial”, conclui Romanelli.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="775333" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]