Campanha combate as formigas Cortadeiras no Paraná

Redação


Por Emater

As formigas cortadeiras estão ganhando grande importância como praga em todo o Estado do Paraná, mas em especial no Noroeste, onde está destruindo muitas lavouras, pastagens e florestas, causando sérios prejuízos econômicos aos produtores rurais.

Os extensionistas do Instituto Emater de Umuarama decidiram que seria essencial a criação de uma campanha para conscientizar os atores do agronegócio sobre o combate às formigas. Assim, após planejamento e organização, foram definidas etapas estratégicas para o sucesso da campanha. Em um primeiro momento foram convidados lideranças e técnicos da área, compondo um trabalho com formadores de opinião, para um dia de campo na última sexta-feira (12 de julho), em Umuarama.

Participaram secretários municipais de agricultura de diversos municípios, técnicos destas secretarias, técnicos de empresas agropecuárias e cooperativas, representantes de sindicatos rurais, sindicatos de trabalhadores rurais,  sociedade rural, associação comercial, professores e alunos de universidades e o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom.

O foco do trabalho foi mostrar a importância de fazer o controle da formiga cortadeira de forma a minimizar sua ação e reduzir os prejuízos por ela causados. Foram ministradas três palestras, sendo a primeira por José Cosme de Lima, Biólogo do Instituto Emater de Umuarama,  sobre o Manejo de Formigas Cortadeiras; a segunda por Antônio Duarte da Rocha, Engenheiro Agrônomo da Adapar de Altônia, sobre Legislações Federal e Estadual relacionadas às formigas cortadeiras; e a última por Anderson Quinaia, Engenheiro Agrônomo da Prefeitura  Municipal  de Umuarama, que abordou sobre o Manejo Adequado de Solos.

O trabalho de combate às formigas cortadeiras, porque estas não respeitam  divisas geográficas e de propriedades, requer união de produtores e demais envolvidos no cenário produtivo para obter sucesso, e o lançamento da campanha não poderia ser diferente, sendo que foi elaborada em parceria com diversas instituições que estão dispostas a empenhar esforços contra as formigas e melhorar as produtividades das culturas paranaenses.

A próxima etapa consiste em promover novos eventos de combate às formigas cortadeiras em todos os municípios da região de Umuarama, para que o controle seja integrado nos municípios e suas propriedades. Em Umuarama já estão programados três eventos direcionados para produtores no mês de julho. No dia 18 de julho será no Distrito de Santa Eliza, na sede da associação, no dia 25 no Distrito de Serra dos Dourados, na propriedade so Sr. Edson Martins, e no dia 31 no Distrito de Lovat, na propriedade do Sr. Francisco Silva. Serão eventos práticos para que os produtores possam aprender a fazer o manejo das formigas e contribuir com a campanha de combate.

José Jaime de Lima, Gerente Regional do Instituto Emater de Umuarama, participou da organização e citou que é fundamental mostrar detalhes importantes sobre o manejo das formigas cortadeiras aos participantes para se obterem melhores resultados ao longo da campanha. “Nós escavamos formigueiros para mostrar a enorme estrutura do formigueiro, e como isso explica a falta de resultado na aplicação de alguns produtos formicidas. A proposta da campanha é um controle generalizado, pois se só uma propriedade ou só um município controlar não vai adiantar, pois a formiga não conhece a divisa”, disse José Jaime.

De forma a complementar a campanha de combate, no dia 07 de agosto haverá um treinamento exclusivo para técnicos, para que estes ganhem mais segurança para aplicar técnicas de combate às formigas e orientações aos produtores, evento que será realizado na Sociedade Rural de Umuarama, e as inscrições poderão serem feitas através dos telefones (44) 3622-4699 e 3621-3250.

Previous ArticleNext Article