China habilita três frigoríficos paranaenses para exportação

Francielly Azevedo

carne de frango

Mais três frigoríficos paranaenses estão habilitadores a vender carne de frango para China, de acordo com o comunicado da GACC (órgão de sanidade chinês) enviado nesta segunda-feira (9) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em todo o país, foram mais 25 empresas habilitadas entre carne bovina, de frango, suína e asinino. Com isso, o número de plantas habilitadas no Brasil passa de 64 para 89.

Os frigoríficos paranaenses são: Coasul Cooperativa agroindustrial, em São João, na região sudoeste; Gonçalves e Tortola S.A, Paraíso do Norte, no noroeste; e Granjeiro Alimentos Ltda, em Rolândia, no norte central. As empresas já podem exportar imediatamente.

Segundo o Mapa, as negociações foram conduzidas pela pasta e pela Embaixada do Brasil na China. O país asiático já é o principal destino dos embarques brasileiros de carnes.

Dos novos estabelecimentos brasileiros habilitados, 17 são produtores de carne bovina, seis de frango, um de suíno e um de asinino.

NEGOCIAÇÕES

No ano passado, o Mapa pediu à China a habilitação de 78 novos frigoríficos. As negociações foram conduzidas pelo Mapa, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada do Brasil na China.

Os chineses estão enviaram ao Brasil uma missão sanitária que auditou 11 plantas, com resultados negativos. Com isso, a demanda brasileira caiu para 34 unidades, consideradas as que têm mais chances de serem habilitadas por Pequim.

 

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.