Comunidades rurais arrecadam 50 toneladas de alimentos para doar a famílias carentes

Redação

Comunidades rurais arrecadam 50 toneladas de alimentos para doar a famílias carentes

Nove comunidades rurais da região central do Paraná arrecadaram 50 toneladas de alimentos e sete mil litros de leite para doar para quem enfrenta dificuldades durante à pandemia da Covid-19 na sexta-feira (23).

Famílias carentes de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e da Terra Indígena Rio das Cobras serão beneficiadas com a ação que comemora o Dia Internacional da Agricultura Familiar. Boa parte dos alimentos têm origem agroecológica, produzidos sem uso de agrotóxicos.

“A gente quer compartilhar aquilo que produzimos com a população da cidade. Espero que eles recebam a nossa contribuição que vem do fundo do coração do camponês, que tem a alma solidária, pra que a gente possa passar por esse momento difícil junto”, explica Jornas Natan, camponês integrante da coordenação da comunidade Dom Tomás Balduíno.

Além do gesto de solidariedade e protesto contra o crescimento da fome, de acordo com a organização, a iniciativa será uma forma de comemoração da conquista do Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO) por mais de 800 famílias acampadas em Quedas do Iguaçu.

As emissões ocorreram nas últimas semanas, respondendo a uma reivindicação antiga das famílias camponesas acampadas, e também a uma nota técnica emitida pelo MPPR (Ministério Público do Paraná), publicada em março.

O órgão orienta que as prefeituras incluam no CAD/PRO famílias acampadas, que vivem em pré-assentamentos, posseiros e filhos de assentados. Com a medida, os produtores acampados têm suas atividades agropecuárias reconhecidas, passam a ter o direito de venderem formalmente os alimentos que produzem e a pagar tributos ao município.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="776691" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]