Concurso Café Qualidade Paraná inclui grãos fermentados na edição 2021

Redação


O concurso Café Qualidade Paraná abriu as inscrições para a edição 2021 com uma novidade: agora os cafeicultores podem concorrer também na categoria fermentação induzida, que vem se somar às já existentes cereja descascado e natural.

A inscrição para esta edição segue até 4 de outubro. O concurso é uma estratégia para valorizar e fortalecer a produção de cafés especiais.  Ele é aberto a proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros.

“O objetivo é valorizar o cafeicultor e promover a bebida paranaense, uma das melhores do Brasil”, afirma o economista Paulo Sérgio Franzini, secretário-executivo da Câmara Setorial do Café, entidade que promove a disputa.

CONCURSO CAFÉ QUALIDADE PARANÁ

O concurso Café Qualidade Paraná é realizado nas categorias café natural, cereja descascado e fermentação induzida.

Segundo a organização, é possível concorrer simultaneamente em duas categorias, mas o produtor deve atentar para o tamanho do lote, que é de até cinco sacas (60 quilos) beneficiadas para as categorias café natural e cereja descascado, e de 15 a 60 quilos para quem concorrer na classe fermentação induzida. Os grãos devem ter peneira 16 ou superior, menos de 11,5% de umidade e apresentar até 12 defeitos.

Os lotes inscritos passam primeiramente por uma avaliação física com base na COB (Classificação Oficial Brasileira). Seguem depois para a prova de xícara, esta utilizando a metodologia da SCA (Specialty Coffee Association), em que são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.

Os vencedores serão conhecidos na solenidade de encerramento do certame, em novembro —dia a ser definido. A íntegra do regulamento pode ser obtida no site do concurso.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="779483" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]