Coopavel mantém atividades de frigoríficos após decisão da Justiça no Paraná

Jorge de Sousa

Coopavel mantém atividades de frigoríficos após decisão da Justiça no Paraná

A Coopavel recebeu nesta quinta-feira (30) a autorização do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para manter suas atividades em frigoríficos de abate de aves e suínos em Cascavel, região oeste do Paraná.

Na última sexta-feira (24), o desembargador do TRT Aramis de Souza Silveira, havia atendido um mandado de segurança protocolado pelo Ministério Público do Trabalho em Cascavel para fechar as unidades da Coopavel na cidade a partir deste sábado (1°), devido a um surto da Covid-19 entre funcionários da empresa.

Segundo a ação pública protocolada pelo Ministério Público do Trabalho em Cascavel no início do mês de julho, a Coopavel apresentava 118 casos da Covid-19 entre seus mais de 3,8 mil funcionários.

Mas o desembargador decidiu nesta sexta-feira suspender essa ordem de fechamento, após receber um relatório da Coopavel que a empresa está tomando as medidas necessárias para evitar um surto da Covid-19 entre os funcionários.

A empresa apresentou ao TRT que neste momento apenas quatro trabalhadores apresentam sintomas da Covid-19 e estão afastados das atividades nos frigoríficos.

Procurada pela reportagem, a Coopavel afirmou que não irá se posicionar nesse caso.

COOPAVEL É TERCEIRO FRIGORÍFICO DO PARANÁ NO TRT

A Coopavel é o terceiro frigorífico do Paraná com ações de pedido de suspensão das atividades no TRT devido a um possível surto da Covid-19 entre os funcionários.

Anteriormente a planta da GTFoods em Paranavaí e da Avenorte em Cianorte tiveram que paralisar suas atividades por ao menos um dia após decisões do TRT.

Segundo o Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná), os frigoríficos de aves do estado investiram mais de R$ 100 milhões para manterem suas atividades durante a pandemia.

Mesmo com esse cenário, o Paraná abateu 984,7 milhões de frangos no primeiro semestre deste ano, número 7,1% maior que o total de abates no mesmo período do ano passado e quebrando o recorde histórico do setor para o período.

Previous ArticleNext Article