Minhocário é opção para quem quer reciclar lixo orgânico

Mariana Ohde


A Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Morretes ofereceu mais um curso sobre minhocultura e vermicompostagem na última semana, com participação de técnicos, produtores, professores e público interessados em fazer a reciclagem do lixo orgânico doméstico.

O curso foi ministrado por Moacir Darolt do Iapar, juntamente com o minhocultor Francisco Amaro, que ensinaram como construir, multiplicar e manejar um minhocário e fazer uma composteira doméstica com o auxílio de minhocas (vermicomposteira).

Darolt, destaca que qualquer pessoa pode ter, em sua casa, um minhocário. O sistema ajuda a reduzir e reciclar o lixo orgânico, como restos de vegetais e até papéis moles (guardanapos, filtros de café, chás em saquinhos, por exemplo), entre outros materiais orgânicos, além de produzir humus para as plantas.

Curso de minhocultura

Opção prática

Atualmente são conhecidas em todo o mundo cerca de 8 mil espécies de minhocas. Na América Latina, já foram registradas 960 espécies e no Brasil 305 espécies. A maioria das espécies vive dentro do solo formando galerias (endogeicas) e um grupo menor vive na superfície (epigeicas) se alimentando de resíduos vegetais em decomposição. Essas são as mais indicadas para se fazer um minhocário (criação de minhocas) e utilizar na vermicompostagem (compostagem com o auxílio de minhocas) para produção do “húmus de minhoca”.

As espécies mais utilizadas em minhocários são as minhocas Vermelhas da Califórnia e a que predomina no Brasil é a Eisenia andrei. Essa espécie consome grandes quantidades de resíduos vegetais no processo de vermicompostagem, tolera grandes variações climáticas, apresenta rápido crescimento e bons índices de reprodução e fertilidade, além de boa adaptação ao manuseio em cativeiro.

As Estações do Iapar de Morretes e Lapa fornecem pequenas quantidades de matrizes de minhocas Vermelhas da Califórnia aos interessados em começar uma composteira doméstica.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="2830" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]