Embrapa lança nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade

Redação

feijão carioca, feijão, embrapa, mapa, ministério da agricultura, cultivar

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou na última sexta-feira (20) a nova cultivar de feijão tipo “carioca” BRS FC406. A cultivar se destaca na safra das águas na Região Central do Brasil pela produtividade, até 20% superior às demais do mercado, além do potencial produtivo de 4.000 quilos por hectares e resistência a doenças como a antracnose e a mancha-angular.

Segundo a Embrapa, a cultivar também apresenta características interessantes para a indústria, como uniformidade de tamanho e coloração de grãos, com aspectos muito semelhantes à cultivar Pérola.

O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de feijão do mundo. A cultura é de grande importância social e econômica, compreendendo sistemas de produção em pequenas, médias e grandes propriedade, distribuídas em todo o país.

Por causa das resistências à antracnose e à mancha-angular e maiores produtividades alcançadas, comparadas com outras cultivares, a BRS FC406 é posicionada para safra de verão e safra da seca. “Caso o produtor resolva plantar no inverno, ele não vai obter resultado tão bom” explica o pesquisador Pedro Sarmento, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão.

feijão Principais características.png

FEIJÃO: PESQUISAS

Nos últimos anos, os trabalhos de pesquisa do feijoeiro-comum caminharam com o foco na diversificação do portfólio de cultivares, posicionando-as de forma específica para determinadas regiões e épocas de cultivo, observando clima e incidência de pragas e doenças. Assim, a BRS Estilo foi desenvolvida para as épocas das águas e da seca, em virtude das plantas terem porte mais ereto e grãos mais claros, enquanto a BRS FC402 para a época de inverno, dada a alta resistência ao fungo fusarium e doenças de solo.

Visando ao fortalecimento da cadeia produtiva do feijão, a Embrapa trabalha para oferecer ao produtor mais segurança, apresentando tecnologias confiáveis para condução sustentável de suas lavouras.

*Com informações do Mapa

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="730449" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]