Exportadores de aves e suínos fazem campanha publicitária na Coreia

Redação

Campanha dos exportadores das carnes de aves e suinos na Coreia

Estações de metrô e terminais de ônibus de Seul, capital da Coreia do Sul, estão tomados por publicidade de carnes de aves e suínos de exportadores brasileiros. Vai até o dia 28 de julho uma grande campanha de imagem no país, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil.

De acordo com a Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano. As informações foram divulgadas pela assessoria da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

São 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana. É o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.

A ação é da própria ABPA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.

Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em redes sociais, como Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul.

“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para esse mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.

Importância do mercado sul-coreano para as carnes de aves e suínos do Brasil

O Brasil é o principal fornecedor externo de carne de aves para os sul-coreanos, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.

No caso de suínos, a ABPA entende que há um importante potencial a ser explorado, daí a campanha incluir essa produção também. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México.

O Brasil ainda possui baixa participação nesse mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado. Mas há boas expectativas com relação ao futuro do mercado sul-coreano para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades daquele país asiático.

Rio Grande do Sul e Paraná

Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.

“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre esse novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a esse mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

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