Boas Práticas Agropecuárias garantem segurança e qualidade do leite

FAEP


As Boas Práticas Agropecuárias na Propriedade Leiteira (BPA-Leite) são uma sistematização de atividades destinada aos produtores para promover maior atenção com questões ligadas a produção, saúde, bem-estar e segurança dentro das propriedades rurais. Além de ajudarem a tornar o ambiente de trabalho e as tarefas do dia a dia mais organizadas, as técnicas ajudam na melhoria da gestão da propriedade leiteira, na diminuição de perdas de qualidade e especialmente na garantia da segurança do leite produzido.

Na propriedade com BPA há uma metodologia prévia para se realizar atividades do cotidiano. Com as rotinas devidamente adequadas ao padrão desejado, o produtor introduz a realização de checklists (lista de tarefas) e documenta as atividades críticas do negócio. Essa cultura de rastreabilidade torna possível medir de forma precisa não apenas despesas e receitas, mas aspectos como defensivos agrícolas usados de maneira eficiente, se a limpeza da sala de ordenha foi feita corretamente, quantas doses de medicamento tomou determinado animal e uma série de detalhes importantes.

O SENAR-PR inicia no segundo semestre deste ano o curso Boas Práticas Agropecuárias na Propriedade Leiteira, que tem o objetivo de incorporar à rotina procedimentos essenciais à garantia da produção de leite seguro e de qualidade, com dados devidamente documentados. O treinamento dos 26 instrutores que darão o curso foi realizado de 19 a 22 de junho, no Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP), em Castro, nos Campos Gerais. Após a finalização do material didático será iniciada a formação de turmas pelo Estado.

Leia a matéria completa.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="4508" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]