Na Alemanha, propriedade transforma grãos em biogás

FAEP


Plantar grãos e colher energia. É isso que ocorre na propriedade de Gerhard Regen, de 150 hectares, na cidade de Dorfen, na Alemanha. A fazenda, que trabalha com milho e trigo, destina 100% de sua produção para geração de energia por meio da produção de biogás.

Quando a lei de energias renováveis foi criada no país europeu, o produtor decidiu aproveitar os subsídios oferecidos para instalar na propriedade um sistema de captação de energia fotovoltaico e uma usina de biogás. Até 2004, Regen ainda dividia seu tempo entre a produção de grãos para geração de energia e a de leite, com 20 vacas, mas a atividade leiteira acabou perdendo espaço e foi abandonada para ele se dedicar exclusivamente à bioenergia.

O sistema de geração por meio do biogás gera 330 kWh e outros 100 kWh são oriundos da energia solar. A produção é injetada na rede de distribuição. Outro sistema fotovoltaico de menor porte atende apenas à demanda da propriedade.

Segundo Regen, em 2008 os vizinhos notaram que seu sistema estava funcionando bem e começaram a destinar seus resíduos de animais e silagem de grãos para ele, em um sistema de parceria, recebendo em troca o biofertilizante, resultante do processo de geração de energia.

Leia a matéria completa.

Previous ArticleNext Article