Paraná tem alerta de temporais neste fim de semana

FAEP


Temporais com rajadas de vento, queda de granizo e grande volume de chuva  devem atingir o Paraná entre esta sexta-feira (6) e o domingo (8). Podem ocorrer problemas como queda de energia, estragos em plantações, quedas de árvore e alagamentos. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta de perigo para o fim de semana a toda a Região Sul do Brasil.

Segundo boletim do Inmet, o nível de alerta para o Estado está no nível laranja, em uma escala que vai do nível amarelo (menor) ao vermelho (maior). Para o instituto, podem ocorrer rajadas de vento de 60 km/h a 100 km/h, com possibilidade de mais de 100 milímetros de chuva em um único dia.

O Instituto Tecnológico Simepar confirma o alerta. Tarcísio Costa, meteorologista da instituição, explica que uma frente fria avança pela Região Sul, o que motiva a ocorrência das tempestades. “As chuvas mais intensas devem se concentrar na metade Sul do Paraná, em uma faixa de Guarapuava para baixo. Como o tempo está quente nos últimos dias, pode ocorrer queda de granizo, ventos fortes e termos estragos no Estado”, antecipa.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que em caso de rajadas de vento as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Durante temporais há risco de queda de galhos e de raios.

Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.utra ação que pode prevenir transtornos é desligar aparelhos elétricos e, se for possível, até mesmo o quadro geral de energia.

Em caso de emergência, o melhor é chamar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Previous ArticleNext Article