Projeto do SENAR-PR recupera a viticultura em São José dos Pinhais

FAEP


Os produtores de uva de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, contam, desde julho deste ano, com um reforço técnico para melhorar a produção. O projeto “Produção de uvas rústicas para produção de sucos e vinhos”, envolve uma sequência de treinamentos realizados pelo SENAR-PR com o objetivo de estruturar o processo produtivo, desde o preparo da terra até a fabricação das bebidas.

A cidade de São José dos Pinhais tem grande tradição na produção de vinhos coloniais. A presença de descendentes de imigrantes italianos fomentou a atividade, inspirando o enoturismo – que é um segmento do turismo que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida.

Trata-se de uma importante fonte de renda ao município. Porém, nos últimos anos a produção de uvas rústicas sofreu um baque, com o aumento na incidência de doenças, como a antracnose e o míldio e pragas como a pérola da terra, que provocaram quedas na produção e consequente redução da área ocupada pelos parreirais. Neste caso a carência de assistência técnica e de informações corretas para o manejo e o tratamento trouxeram graves consequências.

Maiores informações estão disponíveis no site do curso.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="481700" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]