Seminário reúne projetos de conservação de solo

FAEP


O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), desenvolvido pelo governo estadual com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e outras entidades públicas e privadas, iniciou uma nova etapa no processo de retomada de técnicas conservacionistas no Estado.

Nos dias 10 e 11 de outubro, diversos pesquisadores de todas as regiões do Paraná participaram do 1º Seminário da Rede Estadual de Pesquisa em Manejo e Conservação de Solo e Água, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior, em Curitiba.

Na ocasião, os 35 projetos aprovados – sete megaparcelas e 28 subprojetos – em chamada pública realizada pela Fundação Araucária, também parceira do Prosolo, foram apresentados pelos coordenadores das setes regionais.

“Por um período, o Paraná se afastou das técnicas de conservação. Agora estamos na busca por soluções para a retomada deste processo, de ações voltadas para o solo e da água, os principais patrimônios dos produtores. O Prosolo junta essas peças e chega a conclusões do que fazer. Precisamos reunir todo o conhecimento e capacidade que temos no Estado”, ressalta o superintendente do SENAR-PR, Humberto Malucelli Neto.

A primeira parte do seminário foi destinada aos esclarecimentos para o andamento dos projetos ao longo dos próximos quatro anos, incluindo as questões financeiras e administrativas do processo. “Cada coordenador terá que fazer o acompanhamento do seu projeto, realizando relatórios de como está no plano de trabalho”, destaca Osmar Muzilli, da Fundação Araucária.

Leia a matéria completa.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="481735" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]