Agronegócio
Compartilhar

Frigorífico da CooperAliança inaugurado em Guarapuava abre 219 vagas de emprego

Com investimento de R$ 83 milhões e previsão de abater 345 cabeças de gado e cordeiro por dia, o novo frigorífico da Coo..

Redação - 08 de janeiro de 2022, 06:00

Divulgação/Seab
Divulgação/Seab

Com investimento de R$ 83 milhões e previsão de abater 345 cabeças de gado e cordeiro por dia, o novo frigorífico da CooperAliança, em Guarapuava, na região central do Paraná, abre 219 vagas de emprego diretas.

O Paraná é o principal produtor de proteína animal do Brasil, com destaque para a criação de carnes de frango, porco, peixes, leite e ovos.

“O Paraná nunca teve grande escala na produção da carne de gado, mas sempre teve muita qualidade”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

“Foi isso que norteou esse investimento estratégico da CooperAliança para o novo frigorífico que, sem dúvidas, vai ajudar o Estado a ganhar qualidade e também volume”, destacou ele, reforçando o apoio de linhas de crédito e programas de incentivo fiscal.

Em um bom momento, o agronegócio do Paraná bateu recorde na produção de carne de porco no terceiro trimestre de 2021, com o maior número de animais abatidos desde 1997, quando iniciou a série histórica do IBGE.

Segundo maior produtor nacional, abateu 2,8 milhões de suínos entre julho e setembro, com a produção de 269,5 mil toneladas de carne.

O Estado também manteve a liderança no abate de frango, sendo responsável por um terço da produção avícola do País. No terceiro trimestre, foram abatidas 518,3 milhões de aves e produzidas 1,2 milhão de toneladas de carne.

*Com informações da Seab