Agronegócio
Compartilhar

Maringá realiza Semana do Agricultor com atividades gratuitas

A programação conta com oficinas, seminários, workshops, palestras, e visa fortalecer o setor agrícola e atualizar os trabalhadores rurais da região.

Redação - 25 de julho de 2022, 11:10

Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

Maringá realiza a primeira Semana do Agricultor da cidade. Até o próximo domingo (31), a prefeitura promove uma série de atividades gratuitas voltadas aos produtores rurais, para integrar as ações do agro na região.

A programação conta com oficinas, seminários, workshops, palestras, encontro técnico, feira agrícola, distribuição de mudas de árvores, atividade de campo, entre outras. A produção de leite, manejo do solo, empório familiar, hortas comunitárias, a mulher no campo, agroecologia e agroindústria estão entre os temas a serem discutidos.

Organizado pela Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (SeTrab), o evento tem parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mobilizando produtores rurais da região Norte. "Estamos fortalecendo o setor agrícola e atualizando profissionalmente os trabalhadores rurais", explica o secretário da SeTrab, Francisco Favoto.

Programação

A programação da Semana do Agricultor de Maringá conta com 20 atividades gratuitas, com temas como produção de leite, manejo do solo, empório familiar, hortas comunitárias, a mulher no campo, agroecologia, agroindústria, agricultura e saúde, a família na agricultura, entre outros.

Os assuntos, conforme a prefeitura, serão abordados em oficinas, seminários, workshops, palestras, encontro técnico, feira agrícola, distribuição de mudas de árvores, atividade de campo. Também estão previstos shows, jogo de futebol, missa, almoço de integração, entre outras ações.

“É uma oportunidade de capacitação e celebração para o agricultor e trabalhadores rurais em geral. A SeTrab está sempre atenta para oferecer cursos e atualizar o trabalhador do campo”, comenta a Diretora de Agricultura e Pecuária da SeTrab, Sami Messias. 

As atividades serão realizadas em locais diferentes da cidade, como na Cocamar, Sociedade Rural, auditório Hélio Moreira, feiras, Universidade Estadual de Maringá, Uningá, Unicesumar, Terminal Urbano, propriedades rurais, entre outros.

No mês passado, uma equipe da SeTrab participou da Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensiva (Hortitec), em Holambra (SP). No evento os maringaenses viram novas técnicas de cultivo, equipamentos e receberam informações que são aplicadas no trabalho em Maringá.

A administração municipal atua para a melhora das condições nas 39 hortas comunitárias de Maringá. O município também conta com 370 feirantes em 57 feiras, que mobilizam cerca de 3 mil trabalhadores direta e indiretamente.

Além disso, há 600 produtores cadastrados, que podem vender para a merenda escolar. As ações visam ajudar os trabalhadores e produtores a aumentarem suas vendas.