Mecanização diminuiu o trabalho no campo, segundo Censo Agropecuário

Lenise Aubrift Klenk - BandNews FM Curitiba

Censo Agropecuário - IBGE

O crescimento da mecanização e o arrendamento de terras provocam um aumento no número de pessoas desocupadas no campo. Esse é o cenário apresentado pelo Censo Agropecuário 2017, divulgados nesta sexta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

São quase 1,5 milhão a menos de pessoas vivendo da agricultura no Brasil na comparação com 2006. Enquanto isso o número de tratores cresceu 49,9% no período e chegou a 1,22 milhão unidades.

No Paraná, o número de pessoas ocupadas no campo caiu de 1,1 milhão desde o censo anterior para 846 mil passada uma década. Isso representa uma queda de 24,2% no estado, enquanto na média nacional, a queda foi 8,8%.

O gerente técnico nacional do Censo Agropecuário, Antonio Carlos Florido, lembra que o fenômeno da redução na ocupação em decorrência da tecnologia não é exclusividade do setor agropecuário.

Em 2017, havia 15 milhões e 100 mil pessoas ocupadas nos estabelecimentos agropecuários no Brasil. Nas propriedades da agricultura familiar, são 2,1 milhões pessoas a menos, enquanto nas propriedades de outro perfil, mais ligadas ao agronegócio, foi o oposto: um aumento de 702,9 mil trabalhadores em todo o país.

No Paraná, são cerca de 4.100 agricultores familiares a menos. De acordo com Florido, a expansão de culturas que exigem maior extensão de terras e o consequente arrendamento é um dos responsáveis por essa diminuição.

Apesar da queda na ocupação de trabalhadores no campo, o governo do Paraná ressalta possibilidades de geração de renda a partir da industrialização. Para o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, do agronegócio paranaense cresceu nas últimas décadas e passou a liderar a produção de algumas culturas, mesmo diante de oscilações na economia.

O Paraná foi escolhido como local para a apresentação oficial dos dados nacionais do Censo Agropecuário 2017. A divulgação foi realizada na manhã desta sexta no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Previous ArticleNext Article