Puxado pelos granéis sólidos, movimento nos portos do PR aumenta 19% em julho

Redação

Prefeito Marcelo Elias Roque (PV) assinou decreto que instaura toque de recolher em Paranaguá a partir das 20h até às 6h

O movimento dos portos paranaenses aumentou 19% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), 5,36 milhões de toneladas de cargas chegaram ou partiram destes terminais no mês passado. Em julho de 2018, foram movimentadas 4,5 milhões de toneladas. O segmento que apresentou maior alta no período é o dos granéis sólidos, tanto de importação quanto exportação, com alta de 23%. Em 31 dias, foram movimentadas quase 3,75 milhões de toneladas desse tipo de carga – o volume chegou a pouco mais de 3 milhões de toneladas em julho do ano anterior.

Granéis sólidos movimenta portos

Considerando apenas os principais granéis sólidos de exportação juntos – farelo, milho e soja juntos – o aumento da movimentação, na comparação dos meses de julho 2018 e 2019, foi de 33%. As exportações dos três produtos somaram quase 2,4 milhões de toneladas exportadas.

O açúcar em grãos também se destaca. Em julho deste ano quase 334,6 mil toneladas saíram pelo pelo Porto de Paranaguá com destino a outros países, 20% a mais que as 279,6 mil toneladas movimentadas no mesmo mês do ano passado.

O açúcar em saca movimentado no Porto de Antonina também apresentou alta no mês passado. Foram pouco mais de 17,7 mil toneladas em julho de 2019 e quase 15,7 mil toneladas em julho do ano anterior.

*Com informações da APPA

Previous ArticleNext Article